Páginas

12 de março de 2015

Livro Didático

E ai, já analisou um livro didático hoje?

(Imagem: Google) 

           Um companheiro na nossa lida diária em prol de uma educação de qualidade, o livro didático nos últimos anos vem sendo deixado de lado por muitos professores, ou por vezes, é somente escolhido como um recurso de pouca importância. Nesta última sexta-feira (06/03), o nosso grupo esteve participando de uma oficina de análise de livro didático. Isso nos suscitou uma reflexão: "Até que ponto analisamos e escolhemos um material que, realmente, usaremos?" . A escolha do LD (livro didático) de acordo com o guia do PNLD (Plano Nacional do Livro Didático) tem várias etapas; a começar pela leitura do guia, na qual encontramos ótimas resenhas sobre as coleções, com detalhados dados sobre os livros e suas características,  o guia é tão completo que chega a nos enviar guias para a avaliação em grupo; seguida de uma rigorosa avaliação que deve ser feita por todos os professores de língua portuguesa da escola e por fim o envio de um documento ao MEC (Ministério da Educação e Cultura) informando as coleções escolhidas.
        Até ai, já é um grande processo e depois que o livro chega nas escolas é que, um grande desafio se instala. Como usar o livro como suporte e objeto de favorecimento do trabalho pedagógico? Uma das opiniões que tivemos o prazer de escutar, referia-se ao tempo que gastamos procurando atividades e fazendo pesquisas na internet, enquanto podíamos analisar o livro e não perdermos tanto tempo de nosso planejamento. Nós, como futuras professoras, necessitamos de dicas assim, que possam facilitar e aprimorar o trabalho que desenvolveremos em sala de aula. De muitas pérolas que recebemos na tarde, ainda nos cabe comentar que a partir de agora, dificilmente olharemos com mesmos olhos os livros didáticos. Afinal de contas, o investimento que é feito nestes manuais, requer um olhar diferente e de consciência para os mesmos. 
      Precisamos deixar de lado o senso comum e procurar fazer o melhor uso destes manuais, buscando atividades atrativas e tê-lo como uma ferramenta  pedagógica, que venha auxiliar a vida do professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Layout por Hale Mandatto | Tecnologia do Blogger | Todos os direitos reservados. ©